Quem sou eu
Quem poderia imaginar que aquela pampa em que viajou a família Campoy, com destino permanente e que carregava metas modestas de uma vida simples, carregaria também alguém que concretizaria um sonho, um estilo de vida que tanto amasse?
Conhecido como Luthier Campoy, Lucas Campoy nasceu em 1984 na pequena cidade de Nhandeara, interior de São Paulo. Teve seu primeiro contato com a música cedo, quando ganhara o primeiro instrumento musical de seus pais, aos 10 anos de idade. Um violão Di Giorgio antigo de seu avô paterno.
“Foi amor à primeira vista. Ali, naquele momento, eu sabia que nascia um sonho, algo que eu amaria por toda a vida”.
O tempo passou e me formei em Matemática, em 2004, profissão que não seguiu. Para sobreviver, foi feirante durante muito tempo, comercializando roupas de produção própria em uma das feiras mais conhecidas de Goiânia, a Feira da Lua. No mesmo período, fiz parte de uma dupla sertaneja que se apresentava em palcos como Caldas Country, mesma época em que trabalhava como cantor freelancer, se apresentando em bares e casas noturnas no estado de Goiás.
“Minha dupla acabou, então eu fiquei um pouco triste, um pouco desanimado. Mas eu não podia parar de trabalhar com música, eu tinha isso assim comigo que eu não podia parar e que minha história com a música ainda seria uma história longa.”
Entretanto, cresci financeiramente no ramo de vestuário, consegui algumas conquistas expressivas, sempre tendo a sensação de que queria algo a mais, algo que falasse mais forte e que fizesse por amor.
“Meu pai sempre me conta histórias sobre meu avô, e me comoveu bastante quando me contou que meu avô era marceneiro em sua juventude. Acredito que isso tenha alguma relação com meu talento em desenvolver essa arte.”
Em 2010, descobri o hobby que iria mudar minha vida. Dediquei todo o tempo livre que tinha para estudar como fazer um violão. Meu objetivo era fazer algo parecido a um violão Martin e para isso se esforcei freneticamente. Um curso de música erudita e a faculdade em que se formou lhe renderam algumas habilidades que utilizei frequentemente, aplicando conhecimentos no desenvolvimento dos violões e os deixando com a sonoridade mais limpa e com uma estrutura leve e vibrante. Depois dos primeiros violões produzidos e com a lista de clientes crescendo, resolvi a me dedicar apenas à Luthiearia. No inicio foi bem dificil, mas com o tempo a certeza de que a luthieria faria parte da minha vida ia cada dia se concretizando.
“Apesar da pouca idade, considero que tenho uma grande carga de conhecimento. Aprendi totalmente sozinho, vendo vídeos no YouTube, vídeos gringos, mexendo muito, dormindo muito tarde todos os dias. Eu tinha outra empresa. Começou como um hobby. Hoje é minha profissão, meu coração, minha alma e meu tudo.”
Dali em diante concretizei o que tanto sonhei: além de trabalhar com o que amava, fiz com muita garra e produzi violões que foram comprados por artistas como Nando Reis, Lulu Santos e youtubers conhecidos como Felipe Duran, Rafael Alves e Leandro Kasan (entre outros). E o resto? Bem... o resto é história, história essa que você pode fazer parte, seja aprendendo a tocar ou adquirindo um destes belos instrumentos que são feitos por mim!